Buscar
  • João Misk

Curta a Festa Junina em casa! Você já tomou vinho quente?

Atualizado: Mai 19



Essa receita veio dos antigos gregos, para prevenir o desperdício de vinho que estavam prestes a vencer, e para se aproveitar as propriedades medicinais das especiarias adicionadas ao vinho.


Nos países europeus é tradicionalmente bebido durante as festividades de Natal. Já no Brasil ele se popularizou na região sul e sudeste, sendo servida durante as quermesses e festas juninas, que são celebradas no início de junho e podem ir até final de julho!


Inicialmente com os gregos os vinhos utilizados para esse preparo eram os tintos, mas hoje temos receitas que levam vinhos brancos e diversas opções de frutas e especiarias. Veja algumas receitas para se inspirar!


Atenção: Para descobrir o melhor tipo de vinho para cada receita, use nosso app gratuito clicando aqui e iremos sugerir o melhor vinho de acordo com seu paladar e quanto quer gastar!




Vinho Quente Tradicional:

Vamos começar com o clássico famosíssimo!


Ingredientes

1 litro de vinho tinto;

3 xícaras de chá de água;

2 maçãs picadas;

1 xícara e meia de açúcar;

Canela em pau e cravo a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela grande e funda, adicione o açúcar e deixe caramelizar. Adicione depois a água, cravo, canela e por último o vinho. Mexa tudo bem até ficar bem homogêneo e finalize adicionando as maçãs. Deixe ferver e espere mais cinco minutinhos. Depois é só desligar o fogo e servir em seguida.



Vinho do Bispo:

E então você se pergunta, por que esse nome? Seria essa bebida uma receita feita em homenagem a algum bispo ou monge famoso? Não!


É uma adaptação de um drink chamado Bishop, que em bom português fica: Bispo! É uma receita bem simples e saborosa!


Ingredientes

2 cravos;

2 colheres sopa de mel;

100ml de água;

90ml de vinho tinto;

30ml de suco de laranja;

Água quente;


Modo de preparo

Preencha a caneca, ou taça, onde for servir com água quente e reserve. Junte a água, o mel e os cravos e leve ao fogo baixo até ferver. Desligue o fogo e misture o suco de laranja e o vinho. Esvazie a caneca, ou taça, e coe a bebida nela. Sirva ainda quente!



Vinho Branco quente:

Você está enjoado de vinho tinto ou prefere mais o vinho branco? Então essa receita é para você!


Ingredientes

1/2 (chá) de água quente;

1/2 (chá) de açúcar;

1 e 1/2 (chá) de vinho branco;

1 limão cortado em rodelas;

Cascas de uma laranja a gosto;

1 maçã uma cortada em cubos;

Cravos-da-índia a gosto;

3 unidades de canela em casca;

Rodelas de limão para decorar;


Modo de preparo

Em uma panela, coloque a água já fervente. Despeje o açúcar, as rodelas de limão, o cravo-da-índia, os cubos de maçã. Além das cascas de canela e de laranja e misture tudo. Espere ferver. Em seguida, abaixe o fogo e cozinhe por mais 15 minutos. Com uma peneira, coe o líquido e misture tudo com o vinho tinto. Sirva quente, em copos decorados com rodelas de limão ao seu gosto.


Não esqueça de mandar para a gente uma foto do vinho quente que você escolheu preparar e seu feedback sobre sua experiência marcando @Helpvino no Instagram!

#festajunina #vinhoemcasa #Receitasdeinverno #inverno

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo